Libertadores – goleada maravilhosa

Eu já devia ter escrito isso logo quando cheguei do Maraca na madrugada de quarta para quinta. Fluminense 6 x 0 Arsenal-ARG

Que coisa linda! É consenso entre os torcedores tricolores que essa atuação do time do Fluminense foi a melhor que já viram, e isso se for pegar um período bem grande. Eu só consigo lembrar de uma atuação do Fluminense que considero como perfeita, em 1984, contra o Corinthians no Morumbi, na semifinal do Campeonato Brasileiro daquele ano, quando o Fluminense venceu por 2×0 e simplesmente não deu nenhum espaço para que o Corinthians fizesse alguma coisa. Mas foi um nível diferente de atuação.  Em 84 jogávamos na casa do adversário, e o Corinthians tinha um time muito bom, com Sócrates, Casagrande (que nem era um virtuoso assim, como ele às vezes tenta dizer que foi), e vários bons jogadores, além de vir de uma classificação em que haviam goleado o Flamengo.  O Arsenal, segundo falam, vinha fazendo um bom campeonato argentino, além de ter em seu currículo o fato de ter vencido a Copa Sulamericana, em que não só não perdeu nenhum jogo como visitante, venceu jogos em estádios completamente cheios.  Cheguei a conversar com amigos sobre outras partidas muito boas, como o 6×2 do Fluminense no Palmeiras no Parque Antártica em 2001, ou o 6×2 do Fluminense no Cruzeiro em 2005 no Mineirão, mas em ambos os jogos o Fluminense, embora tenha feito duas grandes atuações, teve alguns minutos em que vacilou e deu espaço a seus adversários.  Mas contra o Arsenal foi algo incrível. Os jogadores não deixaram o Arsenal fazer absolutamente nada. O que os jornais argentinos falaram é a total verdade: o placar saiu barato para o Arsenal.  Se o placar terminasse 10×0 não seria nada demais.

Dodô foi mágico! Além dos dois golaços, participou de todos os gols do Fluminense. Gabriel me surpreendeu, jogando com raça. Júnior César também muito bem. Conca controlando o setor de meia.  Thiago Neves com aquela cobrança magistral e com um passe açucarado para o Dodô. Washington sempre com raça e chamando o jogo para si. A zaga séria em todos os momentos, mesmo com a goleada já construída. Ygor, se eu lembro bem, só errou um passe. Cícero entrou muito bem, e até o Fernando Henrique não teve sequer chance de fazer uma papagaiada.

Agora, é esperar que os jogadores encarem que essa vitória foi só uma vitória. Temos que ver que a competição é longa, e que primeiro temos que conseguir a classificação para a próxima fase, e daí, em jogos de mata-mata, a coisa se tornará diferente. Nessa fase seguinte que uma vitória como a de quarta-feira cairá muito bem.

Antes de terminar, queria falar da torcida do Fluminense.  Fiquei um pouco decepcionado com relação ao público (número) quando cheguei. Parecia ter algo próximo de 40.000 ou um pouco mais, enquanto eu esperava 50.000, mas foi um dos maiores públicos entre os brasileiros, e com um preço de ingresso dos mais caros (aliás, o mais caro de todos). O público divulgado, no entanto, de 35.000 presentes, surpreendeu a todos, pois nitidamente o Maracanã tinha mais gente que aquilo.  E ainda sobre a torcida, cantando o tempo todo, mas com tantas músicas, acho que fica mais difícil de se fixar na memória da torcida as letras. Tem um amigo que mexe com o pessoal da Legião Tricolor, que um dia eles irão lançar o CD “As 300 mais da Legião”. Mas foi lindo! E a volta do pó-de-arroz, na medida das circunstâncias, com a autorização bem em cima da hora, e com a Polícia acabando proibindo que as TOs entrassem com o talco (só a Legião entrou com o talco), ficou muito bonito.  Não ficou aquela nuvem que aparecia nos tempos áureos dos anos 70 e 80, mas deu para fazer uma festa linda.

 Que venha o próximo jogo, no Paraguai, contra o Libertad, em 19 de março. E a torcida está contando os dias nos dedos esperando o próximo jogo no Maraca!

O show está começandooooooooo!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: