A História das Crianças no Brasil

O título acima é de um livro organizado por Mary Del Priore, publicado pela Editora Contexto. Dei uma ligeira lida no início do livro e nos títulos dos capítulos. Eu tenho que ler alguns capítulos para a disciplina Produção Cultural para Crianças e Adolescentes do Curso de Pós em Literatura Infanto-Juvenil, mas decidi que vou comprá-lo, pois ele me pareceu ser uma das melhores leituras que terei que fazer, e farei com muito prazer. Um dos melhores capítulos me pareceu o que foi escrito por J.R. Góes e M. Florentino, “Crianças escravas, crianças dos escravos”, que me fez pensar num paralelo com o que está descrito na primeira metade do livro “Negras Raízes”, de Alex Halley .  Para quem não conhece o “Negras Raízes” (Roots) em que é narrada a saga da família do autor desde o primeiro negro que foi levado acorrentado da África por navios fétidos até a América.  Esse primeiro negro chamava-se Kunta Kinte, e em boa parte do livro é narrada a sua história na África, desde criança, e aí que vem o paralelo com o artigo que eu citei sobre “crianças escravas …”, pois em Negras Raízes é mostrado o cotidiano das crianças africanas, com seus afazeres, brincadeiras, responsabilidades, medos etc.  Já no artigo, é mostrado o cotidiano das crianças negras no Brasil na época da Colônia e do Império.

Negras Raízes eu comprei há dois anos num sebo. Torço que encontre também o livro da Del Priore num sebo.

Deixe um comentário

