Zé das Penas – Consuelo Ramos Sozzi

Zé das Penas
Recebi esta semana um livro infanto-juvenil com bastante ansiedade.  Os últimos que eu tive em mãos foram os que eu presenteei meus sobrinhos (adoro dar livro de presente) e os que tenho usado na minha pesquisa do Mestrado sobre a presença da cultura popular na literatura, principalmente o excelente “Histórias de Alexandre” de Graciliano Ramos. O livro que me chegou foi esse que aparece como título dessa postagem: Zé das Penas. Simplesmente adorei. É de se admirar que esse tenha sido o livro  de estreia de Consuelo, pois o que aparece nas letras do livro é uma autora com pleno domínio do ritmo de uma história, com uma fluidez tão natural e agradável que dá a impressão de que ela já escrevia para crianças há décadas.

Para não tirar a graça de quem ainda não leu o livro, mas para dar um pouco de água na boca, a história traz o mote do “quem aumenta um conto aumenta um ponto”, de um matuto que ao perceber que a comida estava faltando em sua casa, decide vender a galinha para poder comprar mantimentos, ou melhor, trocar a galinha pelos mantimentos. E partindo de algo tão simples, como simples é a gente daquele povoado, que seus personagens conseguem transformar em histórias de aventuras fabulosas, como só a sabedoria e cultura popular são capazes.

Sim, eu recomendo. O livro foi publicado pela editora Inverso, de Curitiba. Creio que deve ser mais fácil encomendar por lá. Como foi lançado há pouco, não sei como está a distribuição nas livrarias virtuais.

Anúncios

2 Respostas to “Zé das Penas – Consuelo Ramos Sozzi”

  1. consueloramos Says:

    Adorei a crítica! Fico muito feliz que vc tenha gostado!

  2. Jacqueline Says:

    Eu e Camilinha adoramos o livro Zé das Penas, realmente parece que Consuelo escreve para crianças há décadas!! O mais legal é que o livro faz com que as crianças tenham observações sobre a estória. Eu como Tia Coruja fiquei super orgulhosa da minha sobrinha falando … que Zé era um homem trabalhador, que não tinha arroz na casa dele … ! Simplesmente adorei a experiência de ler Zé das Penas com minha sobrinha!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: