Fernando Santa Cruz

Escrevi uma poesia que não foi selecionada pelo Prêmio UFF de Literatura, que tinha como tema “Aquele jogo”. Nessa poesia eu quis homenagear o Fernando Santa Cruz, que foi um ex-aluno da UFF, que hoje dá nome ao Diretório Central dos Estudantes da universidade. Cheguei a conhecer sua irmã, que era professora do Curso de Nutrição da UFF na década de 80, durante um evento sobre ele. Até então eu não sabia quem tinha sido o Fernando Santa Cruz. Ele foi capturado pelas forças de repressão na década de 70 e depois sumiram com seu corpo, tendo sua família lutado por muitos anos por notícias.

Depois que eu escrevi a poesia, fiquei pensando que talvez ela ficasse incompreendida justamente porque pouca gente o conhece e de repente não entenderia minha intenção ao colocar solto as parciais de seu nome, e nem tampouco o título da mesma. Deixo abaixo dois links para oquem quiser conhecer um pouco mais sobre o Fernando Santa Cruz.  Minha postagem seguida será a poesia.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Fernando_Santa_Cruz

http://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2014-02/livro-e-ato-lembram-os-40-anos-do-desaparecimento-de-fernando-santa

Deixe um comentário

